UESC lança obra inédita sobre Piaçava da Bahia

Capa do livro inédito
Reprodução

"Piaçava da Bahia - do extrativismo à cultura agrícola" é o titulo do livro da autoria do biólogo Luiz Alberto Mattos Silva e do engenheiro agrônomo Carlos Alex Lima Guimarães, editado pela Editus,  Editora da UESC  - Universidade Estadual de Santa Cruz, que será lançado no dia 12 de março, às 9h30min, no auditório da Reitoria no 5º andar do edifício José Haroldo Castro Vieira(Torre Administrativa).

O livro, com 262 páginas, contempla aspectos botânicos, históricos e econômicos da exploração de fibras de piaçava no Brasil, com destaque para a piaçava baiana de maior expressão neste contexto. Além disso, trás muitas informações sobre outros aspectos como cultivo, produção e produtividade, pesquisas recentes (realizadas na UESC), nutrição e adubação, pragas, doenças, perspectivas etc.

Trata-se de uma obra inédita no Brasil, com informações, estatísticas e textos alicerçados em pesquisas científicas que torna a leitura  acessível a qualquer interessado. O prefácio é do engenheiro agrônomo Harri Lorenzi, para quem "o livro contempla, ainda, aspectos botânicos, históricos e econômicos da exploração das fibras de piaçava no Brasil, com destaque para a piaçava baiana de maior expressão neste contesto. "

- " O técnico em agricultura e extensão rural ganha, com o livro, uma base ampla e sólida  de conhecimentos não somente sobre a piaçava (Attalea funifera) mas, também, sobre outras espécies de palmeiras do mesmo e de outros gêneros com potencial produtivo  de fibras e agroenergia (óleos e carvão) para o país, graças ao espírito experimentador do Carlos, que há anos tem trazido para o cultivo experimental em sua fazenda dezenas de espécies de palmeiras com potencial para produção destes dois itens",  assinala  o engenheiro agrônomo Harri Lorenzi em seu prefácio.